22 fevereiro, 2021

Se você tem um smartphone, provavelmente já tem uma carteira digital esperando para ser descoberta entre seus aplicativos integrados. É uma passagem eletrônica para um mundo de conveniência financeira, segurança e algo com que você nunca nem sonhou antes.

Este método de pagamento tem crescido em popularidade ao longo dos últimos anos, à medida que inúmeras empresas de tecnologia estão apresentando ao mercado. As carteiras digitais podem ser usadas em combinação com sistemas de pagamento móveis e podem ser usadas para armazenar cartões de fidelidade, entre outros itens.

Que é uma carteira digital?

Uma carteira digital, também chamada de e-wallet, é um serviço que permite pagar por coisas, geralmente por meio de um aplicativo no seu celular. Uma carteira digital também armazena vários outros itens que uma carteira tradicional comportaria, como carteira de motorista, cartões-presente, ingressos para eventos e passes de transporte. Os e-wallets não são apenas mais fáceis de usar em alguns casos, mas também são geralmente considerados mais seguros do que uma carteira tradicional.

Como funciona uma carteira digital?

Um e-wallet é um aplicativo de gerenciamento de dinheiro seguro ou plataforma online que permite fazer compras com varejistas no local, transferir ou enviar dinheiro e rastrear programas de fidelidade. Você pode vincular a carteira digital à sua conta bancária ou pagar conforme o uso com uma opção de pré-pagamento.

Se livrar da sua carteira física (que, sejamos honestos, principalmente contém trocos e recibos antigos) e trocá-la por uma carteira digital é mais fácil do que você pensa. Com um aplicativo de pagamento, todos os seus cartões de crédito e débito podem ser armazenados em sua carteira digital diretamente no seu telefone, prontos para uso online ou em uma loja que aceita pagamentos digitais. Os pagamentos móveis funcionam como transações regulares. Tudo o que você precisa fazer é acenar ou tocar o seu celular e pronto. É fácil demais.

As vantagens de ter uma carteira digital

  1.   Conveniência

Em meros segundos, você pode concluir uma transação usando uma carteira digital com um toque ou aceno do smartphone no terminal de check-out.

  1.  Eficiência

Já não precisa mais procurar em sua bolsa ou carteira pelo cartão certo. Além disso, à medida que mais consumidores adotam essa tecnologia, as filas de check-out podem se tornar mais curtas devido à natureza rápida das transações.

  1. Menos itens para levar com você 

Se você é como a maioria das pessoas, seu telefone está sempre com você. Se você puder armazenar seus cartões de pagamento em uma carteira digital, poderá pagar nas lojas sem precisar ter sua carteira física e isso significa um item a menos para carregar.

  1.  Organização

Uma carteira digital pode ajudá-lo a organizar tudo, desde cartões de crédito, cartões de membro, cartões de fidelidade e muito mais.

  1.  Segurança aprimorada

Ao contrário de sua carteira normal, seu telefone tem controles disponíveis – caso você os ligue – que permitirão apenas que você tenha acesso. Se alguém encontrar sua carteira, seus cartões estarão lá. Mas se alguém encontrar seu telefone, essa pessoa não vai poder simplesmente retirar um cartão de crédito. Além disso, quando o pagamento é feito na loja ou online, o que é compartilhado com os vendedores, em vez do número do seu cartão, é um identificador de transação exclusivo ou token – para que as lojas onde você compra com uma carteira digital não tenham que armazenar as informações da sua conta. Isso pode ajudar a aumentar a segurança de seus dados.

  1. Chega de formulários chatos

Você já desistiu de uma transação online porque os formulários que estava preenchendo eram muito longos e chatos? As carteiras digitais permitem que você pule parte desse preenchimento de formulários.