31 maio, 2021

Alguns passos são fundamentais para um crescimento consistente

Conquistar espaço no meio corporativo não é uma tarefa simples, mas algumas dicas podem ser úteis nesse processo. Por isso, é importante investir nos aspectos certos, visando um fortalecimento:

  • Interno, através de uma lapidação de funcionários e de uma melhoria de sistemas;
  • Externo, através de uma divulgação eficiente e de uma entrega justa de bens e serviços.

Quer entender mais sobre toda essa relação? Continue no nosso artigo!

Por onde começar?

Antes de qualquer movimento é preciso estudar e compreender o mercado em que seu projeto estará se inserindo. Dessa forma, todos os principais riscos e oportunidades estarão mapeados e mais alcançáveis, mesmo que ocorram de forma inesperada. Para isso, vale conversar com profissionais com muita experiência e buscar mentorias relevantes para cada área.

Porém, conquistar esses contatos pode não ser uma tarefa simples, visto que envolve a necessidade de se conquistar boas relações com pessoas muito bem estabelecidas, que podem não querer correr riscos. Por isso, saiba onde investir suas energias.

Alguns projetos particulares, feiras empresariais e eventos de nicho podem ser algumas das alternativas para fazer o que convencionamos chamar de networking. Porém, isso varia de setor para setor, podendo gerar resultados melhores a depender de cada perspectiva.

O primeiro passo

Após compreender todo o espaço em que sua startup vai entrar, comece a estabelecer um produto necessário, eficiente e plausível, que seja passível de um negócio em desenvolvimento. Afinal, buscar começar um empreendimento pelo topo pode gerar riscos muito altos. Nesses casos, o ideal é construir uma evolução gradual, programada para se crescer a curto, médio e longo prazo.

Escolha um nome impactante, preferencialmente contemplando os pilares da simplicidade e objetividade. Em seguida, crie uma identidade visual que converse com todo esse conjunto. Todo esse processo pode ser considerado preliminar, por isso é importante que todo esse trabalho seja feito nesse momento. Se isso não for possível, busque soluções o quanto antes.

O segundo passo

Apesar de continuar no âmbito teórico, essa etapa é tão importante quanto qualquer outra que você vai ler em nosso artigo. Nesse momento, estabeleça um plano de negócios, que servirá como um mapa para as ações que serão tomadas no futuro da sua companhia.

Vale destacar que é valido planejar o momento de venda da sua companhia nessa fase. Ou seja, crie um produto ou serviço que possa ser absorvido por uma empresa maior sem grandes empecilhos.

Além disso, nesse rascunho precisam estar definidos os orçamentos destinados a cada uma das suas metas, tudo explicado de forma detalhada, coerente e realista. Isso é essencial para desenvolver o próximo passo que vamos discutir, relacionado à “aplicação física” do projeto.

O terceiro passo

Esse é o momento para começar a tirar tudo do papel. Para isso, é importante conquistar investidores e apoiadores que acreditem na sua ideia, e que considerem seu plano algo possível de ser realizado. Ou seja, é hora de voltar duas casas fortalecer as relações com os indivíduos do primeiro passo.

Através dessas conversas e mentorias, será possível aprimorar os dois pontos anteriores e, se tudo der certo, adquirir apoio financeiro e estrutural. Mas, tenha calma, a paciência é uma virtude. Se esse nível se tornar um obstáculo maior do que o esperado, persista e trabalhe para melhorar sua ideia através de críticas construtivas de profissionais do seu setor.

Depois, vem o momento de aplicar esse montante conquistado em uma equipe qualificada para desenvolver sua iniciativa. Seja justo e não busque desvalorizar esses profissionais, uma vez que todo o seu sucesso depende do desempenho dessa categoria.

Importante

Uma pesquisa divulgada pela Universidade da Califórnia, em 2018, demonstrou o que muitos empresários entendem como senso comum. Segundo os dados da entidade, funcionários felizes podem ser, em média, 31% mais produtivos. E, não se preocupe, isso não está diretamente relacionado à dinheiro.

A felicidade pode ser trabalhar em um ambiente promissor, com alta perspectiva de desenvolvimento. Logo, vale investir em cursos, seminários, e outras atividades de progressão profissional. Além disso, possuir um ambiente cômodo e agradável pode ser um diferencial extremamente marcante para se destacar em meio à concorrência.

Por isso, avalie suas prioridades. O aumento salarial para um setor específico pode ser convertido em uma área de descanso, por exemplo. Enfim, pesquise, investigue e explore alternativas inovadoras, mesmo que não haja consenso em relação aos seus resultados. Afinal, erros são, acima de tudo, aprendizado.

O quarto passo

Inicie o processo de divulgação de sua marca através dos canais mais eficientes para ela. Para descobrir isso, pesquisas de mercado podem ser realizadas através de terceiros especializados nesse segmento. Uma vez que esses dados forem revelados, faça aplicações conforme o retorno que cada setor pode oferecer, se baseando em informações sobre sua persona ou sobre seu público alvo.

Por mais que algumas redes sociais ofereçam mais retorno que outras, busque ser plural e esteja presente no maior número de ambientes possível. Além disso, estabeleça um portal próprio para alimentar seus potenciais consumidores presentes em todas as etapas do funil de vendas, uma estratégia utilizada no marketing digital. Entre as possibilidades mais viáveis estão blogs e sites autorais.

Além disso, contemple todos os aparelhos que puder, desde desktops até tabletes. Mas vale um destaque para direcionar muitos dos seus esforços aos celulares.

Uma pesquisa desenvolvida pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada, área pertencente à Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), revelou que o Brasil possui mais de 234 milhões de celulares espalhados por seu território. Em números mais diretos, isso significa que possuímos mais de um aparelho por habitante.

O momento de brilhar

É claro que o que estamos oferecendo não é um manual para o sucesso, a ideia é ser um guia amplo e direto. Porém, nos baseamos em informações sólidas para tornar esse artigo fundamentado em conteúdos relevantes. Seguindo todos esses passos, sua companhia estará cada vez mais apta a conquistar espaço meio corporativo.