21 setembro, 2021

A comunicação eficaz é uma parte essencial de qualquer negócio. Organizações com boa

comunicação mostram melhor produtividade e atingem seus objetivos com mais facilidade.

Neste artigo, veremos como comunicações eficientes podem levar ao crescimento e ao sucesso, dando uma olhada na Deriv, uma empresa multinacional fintech com centenas de empregados em todo o mundo, e seus métodos para assegurar uma comunicação bem sucedida entre todos os níveis da sua organização.

Equipes remotas da Deriv

Deriv é um corretora comercial líder em linha que presta serviços a mais de 2 milhões de clientes a nível mundial. Desde o seu início humilde em 1999 com um escritório em Malta, a empresa cresceu e agora possui uma força de trabalho de mais de 600 funcionários, compostos por mais de 55 nacionalidades em 10 escritórios. Esses funcionários trabalham em escritórios em 7 países em todo o mundo, juntamente com uma série de telecomutadores que trabalham em seus países de residência.

Com um grupo tão grande e diversificado de funcionários localizados em diferentes partes do mundo e em fusos horários diferentes, a comunicação produtiva é essencial para que a Deriv funcione de forma produtiva.

Comunicação aberta
A estratégia de comunicação interna da Deriv é simples mas eficaz – a empresa incentiva fortemente uma cultura de comunicação aberta e transparência, o que leva ao livre fluxo de ideias, pensamentos e informações em toda a empresa. Os funcionários têm autonomia para contribuir com ideias e tomar decisões, o que lhes permite trabalhar com o melhor de suas habilidades para cumprir as metas organizacionais.

Essa estratégia de comunicação aberta tem servido bem o negócio, e tem levado ao seu crescimento e sucesso consistentes ao longo das últimas duas décadas.

Utilização de tecnologia para se comunicar com eficiência 

Para garantir que seus funcionários permaneçam conectados e informados de qualquer lugar do mundo, a Deriv utiliza ferramentas prontamente disponíveis no mercado e os faz  trabalhar para o seu negócio.

Colaboração empresarial e plataformas de comunicação

Uma plataforma de comunicação empresarial permite que as organizações se comuniquem em tempo real através de serviços como mensagens instantâneas ou chamadas. Algumas plataformas também possuem recursos de compartilhamento de arquivos, o que ajuda a evitar que arquivos importantes sejam perdidos em intermináveis linhas de e-mail. 

Os funcionários da Deriv utilizam uma plataforma de mensagens instantâneas para se conectar com colegas de equipe e outros departamentos dentro da organização. Com a capacidade de criar espaços dedicados para equipes e projetos individuais, para todos. Quando as informações estão disponíveis gratuitamente e facilmente acessíveis, os funcionários da Deriv podem se concentrar em atingir as metas organizacionais.

A cultura de comunicação aberta da empresa mais a disponibilidade do Slack, onde os funcionários interagem e se envolvem uns com os outros, levou a muitas ideias inovadoras que foram usadas para melhorar e expandir os produtos e serviços da Deriv ao longo dos anos.

Ferramentas de videoconferência

A videoconferência é um método útil de comunicação e uma ótima maneira de colocar todos no mesmo lugar ao mesmo tempo, independente da localização física. Além disso, algumas ferramentas de videoconferências oferecem a possibilidade de gravar reuniões para ver mais tarde. Isto é especialmente útil para uma mão-de-obra constituída por pessoas de diferentes locais e fusos horários.

Os funcionários da Deriv se comunicam regularmente entre si através de videoconferências – seja uma atualização do projeto em toda a empresa ou uma reunião entre as partes interessadas de um projeto. Videoconferências ajudam a comunicar atualizações e a ter discussões importantes em tempo real.

Além disso, as interações face a face ajudam a melhorar a qualidade da comunicação e

compreensão. Os funcionários se sentem mais conectados e confortáveis uns com os outros, o que leva a um maior engajamento e relacionamentos saudáveis no local de trabalho.

A comunicação como a chave do sucesso

Ao fazer pleno uso dos métodos de comunicação acima, a Deriv notou melhorias no

seguintes áreas:

Produtividade organizacional aprimorada

Em grandes projetos com um grande número de pessoas envolvidas, informações importantes podem se perder e não chegar às pessoas certas no momento certo, resultando em fluxos de trabalho desorganizados e funcionários frustrados.

Quando a comunicação é eficaz, as informações são transmitidas de maneira adequada e precisa. E quando os funcionários estão confiantes sobre as informações que possuem, eles podem concentrar o seu tempo e energia para atingir as metas organizacionais.

Um maior engajamento, facilitando a inovação

Uma empresa com uma via adequada de comunicação se beneficiará de um maior engajamento de seus funcionários. Uma comunicação forte entre os funcionários permite que eles compartilhem ideias e façam um brainstorm entre si, levando a ideias criativas e uma melhor inovação.

Reforço da moral da equipe
Com métodos implementados para facilitar a comunicação e colaboração entre as equipes, sua eficiência é aumentada, resultando numa maior motivação e satisfação dos funcionários.

Quando os membros da equipe estão felizes, as organizações podem alcançar um ambiente de trabalho e uma cultura empresarial mais saudável.

Conclusão

Uma comunicação interna eficaz realiza grandes coisas. Graças à sua cultura de comunicação aberta e às formas como a empresa mantém seus funcionários conectados, a Deriv cresceu significativamente ao longo dos anos. Hoje, o foco consistente da empresa em manter a comunicação eficaz e eficiente dentro da sua organização continua a pavimentar o caminho para o crescimento e sucesso a nível mundial.