30 abril, 2021

Apesar de muito associado às transações financeiras e criptomoedas, a blockchain proporciona diversos benefícios que começam a ser notados por grandes empresas e organizações. Essencialmente, o sistema foi criado para que as criptomoedas pudessem existir, mas as possibilidades são maiores.  

A concepção de blockchain surgiu em 2008, quando Satoshi Nakamoto, pseudônimo do provável criador do bitcoin, escreveu o artigo acadêmico “Bitcoin: um sistema financeiro peer-to-peer”. A rede peer-to-peer é uma estrutura que compartilha arquivos entre pares, sendo que todos possuem as mesmas atribuições e privilégios dentro da blockchain, o que não acontece em outras plataformas.

Mas afinal, o que é blockchain

Basicamente, é um sistema que permite o rastreamento e acompanhamento de um envio ou recebimento de dados pela internet. Esse sistema está espalhado em computadores do mundo todo, de forma independente, porém, são conectados em redes que formam blocos. Quando uma transação acontece, começa uma corrida para detectar se a operação é verdadeira. O computador que identifica isso primeiro, confirma para todos os outros e ganha uma recompensa. Garantindo assim, segurança e transparência para qualquer transação.

Trata-se de uma cadeia de blocos, onde cada bloco conta com arquivos e uma chave que criptografa esse sistema, chamada hash. O hash transforma grandes quantidades de informações em dados, é uma função matemática que modifica mensagens por códigos de números e letras. Dessa forma, cada bloco conecta todas essas informações ao bloco anterior e ao atual. Isso dificulta fraudes e manipulações de dados, já que tudo fica registrado, inclusive as mudanças que são realizadas durante todo o processo.

Com cada atualização, um novo bloco é criado e nenhum pode ser apagado. Com uma extensa camada de segurança e uma rede que não é centralizada, a violação de informações desses dados são praticamente impossíveis. 

Além das moedas digitais

No livro “A revolução Blockchain”, Don Tapscott, escritor, pesquisador, Co-Fundador e Presidente Executivo do Blockchain Research Institute, explica que a tecnologia por trás da blockchain é capaz de revolucionar a economia do mundo.

O sistema apresenta benefícios que podem facilitar o dia a dia e que garantem grandes mudanças, é a peça que faltava para armazenar todos os tipos de informações. Um ponto interessante é a confiabilidade e durabilidade da tecnologia, seguindo o parecer peer-to-peer, nenhuma falha no sistema ataca o processo por completo, devido à falta de um ponto central. Confira algumas maneiras de utilização: 

Simplicidade em serviços financeiros

Com a utilização do sistema de blockchain os processos de serviços financeiros tornam-se muito mais simples, sem a necessidade de órgãos governamentais, fiadores, bancos, operadoras, etc. Tudo pode ser realizado em um protocolo de segurança desenvolvido pelo sistema, sem custos e com agilidade. 

Segurança e transparência no setor público

O sistema tem a capacidade de proporcionar um setor de políticas públicas com índices menores de corrupção, além dos gastos mais baixos. Como a blockchain possui dados que não podem ser deletados, é possível garantir a autenticidade de informações, prestações de contas, relatórios financeiros, dentre outras informações. Dubai pretende se tornar o primeiro governo a aplicar blockchain em sua gestão. 

Contratos inteligentes

Um exemplo muito utilizado por Tapscott é o de direitos autorais em questões musicais. Artistas do mundo todo já sofreram com a falta de pagamento pelo download ilegal de suas produções. Com o uso de blockchain seria possível criar contratos que estabeleçam a remuneração, da maneira que cada artista venha a preferir. Tudo aconteceria de forma eficiente e segura, pois seria necessário o reconhecimento de qualquer alteração não solicitada. Condições que podem ser estabelecidas, validadas e checadas automaticamente, garantindo agilidade em todos os processos. 

Internet das coisas

A internet das coisas é um conceito que se refere a interconexão digital, onde todos os dispositivos estão conectados entre si, garantindo diversas vantagens. Com a blockchain é possível registrar e controlar qualquer informação estruturada, todos os dados que podem fazer parte do cotidiano, facilitando o acesso e organização de contas, transações financeiras, datas importantes, compromissos, etc. Uma maneira segura e privada de dominar todas as informações. Para isso, basta criar uma identidade virtual em uma caixa-preta na blockchain.

Economia compartilhada

Com a blockchain, economias compartilhadas como o serviço de transporte por aplicativos ou de locação de moradias, por exemplo, poderiam ser colocadas em prática sem uma organização para articular as transações.

Acompanhamento de processos 

É possível acompanhar todo o processo do um produto de uma empresa, rastreando os fornecedores, por exemplo. Algo que a rede Walmart já utiliza, dessa forma, no caso de algo estar errado, basta acessar a blockchain para identificar rapidamente a origem do problema.